segunda-feira, junho 12, 2006

Dia de Portugal

Confesso que o dia de Portugal nunca me disse grande coisa quando estava em Portugal. Agora à distância, a coisa muda de figura.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado aqui, primeiro com o concerto da Mísia da quinta, uma recepção em casa do Embaixador no Sábado e culminou com um almoço no Centro Recreativo Lusitano de Escobar, organizado de Conselho das Comunidades Portuguesas na Argentina.

Consistiu num almoço acompanhado com folclore de Portugal. Ver mil pessoas, portugueses e descendentes, reunidas num local foi maravilhoso. As fisionomias eram familiares.
O almoço também se tornou interessante já me fiquei na mesma mesa de um antropólogo americano que vivia em Escobar e estava a estudar a comunidade boliviana. Qué raro, no?
Tivemos direito a danças do Ribatejo, Douro, Pauliteiros de Mirandela e Minho.

Nunca me soube tão bem escutar

Numa casa portuguesa fica bem
pão e vinho sobre a mesa.
Quando à porta humildemente bate alguém,
senta-se à mesa co'a gente.
Fica bem essa fraqueza, fica bem,
que o povo nunca a desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

No conforto pobrezinho do meu lar,
há fartura de carinho.
A cortina da janela e o luar,
mais o sol que gosta dela...
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existéncia singela...
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tijela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

6 Comments:

At 10:55 da manhã, Blogger  said...

já te transformaste... e agora? como é que te recuperámos?!

 
At 5:31 da manhã, Blogger Tiago Carneiro said...

Pois eu aqui desterrado na lapónia nem me lembrei que era o dia de Portugal até ao final da tarde quando me ligaram de Portugal. O meu dia foi bom a descansar e na treta com amigos e acabou com uma pequena festa de anos. Um dia normalíssimo.

 
At 1:29 da tarde, Blogger João…zinho!! said...

Nao te lembraste que era Dia de Portugal?!?! Coitado do camoes... Ja nao ha respeito!! ;)

 
At 1:44 da tarde, Blogger Monica said...

Nao sejas mauzinho. Se nao há portugueses para lhe lembrar...
Olha que ontem quando me disseram que era dia de Sto António o meu primeiro pensamento foi: nao pode ser porque no Sto António está calor. Esta alteraçao de hemisfério tem destas coisas.

 
At 11:43 da tarde, Blogger João…zinho!! said...

Ser mauzinho?! Claro que sou... ;) E por falar nisso, já se dizia alguma coisa no meu blog, não...? Estou a sentir-me... Desprezado. (Chuiff, chuiff...)

 
At 1:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá, eu vou a buenos aires e tenho que fazer um trabalho sobre as comunidades portuguesas aí. gostava que de desses algumas informações, como por exemplo, onde contactá-los. o meu mail é: cortezpinto1@gmail.com; agradeço a ajuda.
o trabalho é meramente académico

 

Enviar um comentário

<< Home