sábado, abril 29, 2006

Um Pouco Mais da "Minha" Cidade

Só em Buenos Aires é que a Feira do Livro poderia ter uma fila para entrar de centenas de pessoas...



Aqui também há mau gosto (não me matem, não gosto do homem)...



Artista em Buenos Aires é pobre.



Um pormenor dos bosques de Palermo.



Monumentos ao Quatro Rios



Porque não ensaiar num jardim público? Sim, claro, na Europa levavam logo uma multa...



Um pouco da Cow Parade.






O melhor carro do mundo.



Uma final Portugal-Argentina tinha piada, connosco a ganhar, claro!



And last but nor least, o meu primeiro postal. Obrigada Zé.

sexta-feira, abril 28, 2006

Produtos Interessantes

Aproveitando o ultimo comentário sobre a minha pasta dentífrica, aqui ficam dois exemplos de produtos curiosos vendidos da Argentina.

Publicidade a pasta de dentes "anti-sarro"?! (mas o que raio é que andam a fazer com a boca?!)



Creme de Ranho de Caracol. Mas quem é que se quer besuntar com isto?!

terça-feira, abril 25, 2006

Porque eu não sou parva...

Não são Armani, não me custaram os olhos da cara e só os uso em casa. Há uns anos comecei a usar lentes de contacto a pensar que me ficavam melhor. Que enganadinha que eu andava. Não posso é espalhar que realmente preciso de óculos para ver...

Proibido gozarem-me. Trata-se de assegurar o meu futuro.

segunda-feira, abril 24, 2006

Ele há coisas...

Esta é uma notícia que saiu no Expresso e faz parte de uma newsletter do ICEP.
De realçar de que este Sr. é o n.º 2 da representaçao portuguesa em Nova York.

Sou eu que estou doida ou é o resto do mundo?!

http://www.portugalnews.pt/icep/artigo.asp?cod_artigo=131776

sexta-feira, abril 21, 2006

Como é a mente humana...

Almoço interessante o de hoje.

Gosto sempre dos almoços em casa do embaixador, come-se sempre muito bem, conhece-se pessoas interesantes e fala-se Português. :)

Hoje o convidado era um eurodeputado português. Nunca tive grande impressão dele como político, continuo a não ter, mas foi mais do que simpático e muito atencioso comigo. Quando pessoas do Porto se encontram parece que há logo uma grande cumplicidade.

O que realmente é fantástico é que, por muito interessante que a conversa estivesse a ser, só me conseguia lembrar dele em Felgueiras a levar com sacos de lixo na cabeça... É mais forte que eu...

quinta-feira, abril 20, 2006

O Saber Nao Ocupa Lugar

Os cursos de formaçao na Argentina sao muito baratos ou gratuitos e por isso tenho aproveitado para fazer alguns relacionados com o meu trabalho.

Este é o próximo que começa em Maio. Estao-me a imaginar a perguntar coisas ao professor? "Pero de que analisis está hablando?"

As coisas que se ensinam aqui...

domingo, abril 16, 2006

Felices Pascuas...

Semana Santa em BsAs. Quinta e sexta foi feriado e a maior parte das pessoas viajou.
Eu também tinha viajado se tivesse planeado mais cedo. Numa cidade com milhões de habitantes nada pode ser deixado para os ultimos dias. Os voos esgotam, os micros (autocarros) nem ve-los e sair daqui só de bicicleta. Até o ferry para o Uruguay estava esgotadissimo.Ainda pensei alugar um carro mas todos os lugares que me interessavam visitar ficam a mais de 1.000 km.

A cidade esteve um caos durante a semana. Não havia metro (greve) e por isso demorava-se horas no transito. Todas as pessoas foram passar a Páscoa fora mas os que entraram fora mais do que os que saíram. Havia uma concentração de brasileiros maior do que num concerto da Ivete Sangalo. Inacreditável.

Outra coisa chegou a BsAs: o frio. Nunca vi nada assim. Quinta à noite apareceu um vento vindo não sei de onde, quase ciclónico, que deitou arvores abaixo e deu para assustar. Em 20 minutos a temperatura baixou 10 graus e desde aí que o casaco é obrigatório mesmo durante o dia. Já me tinham dito que ia arrefecer, mas nunca pensei que fosse em 20 minutos.

Vi bons filmes nestes dias: Amores Perros e Nueve Reinas. O primeiro é um filme mexicano, forte, que ganhou alguns prémios internacionais (a ver pelos menos susceptiveis) e o segundo é um filme argentino, totalmente rodado em BsAs, que retrata bem o porteño. A não perder nenhum dos dois.

Agora há que calçar as pantufas e preparar-me para o inverno...

Besitos!

quarta-feira, abril 12, 2006

Câmara de Comércio

Aqui ficam algumas fotos da Câmara Argentina Portuguesa de Comércio, onde trabalho.

A entrada.



O Hall



A sala de reunioes



O gabinete do chefe



O gabinete da Moniquinha



O Staff: Carolina, Roberto, Eu e o Francisco. Falta o Jorge do Amaral que está a viajar e a menina do café que tinha ido fazer um recado.

segunda-feira, abril 10, 2006

Vantagens e desvantagens de se viver só

Lista sujeita a alterações.

Vantagens:
O comando é sempre nosso.
Podemos ver todas as séries do Sexo e a Cidade de seguida.
A casa de banho está sempre limpa.
O quarto pode estar sempre desarrumado.
Podemos jantar um pacote de Oreos e um balde de Haggen Daz sem que ninguém diga nada.
Ninguém nos gasta o shampoo e os cremes.

Desvantagens:
Sobra sempre comida.
Os pés estão sempre frios.
É sempre a nossa vez de lavar a louça.
A comida estraga-se.
Não há quem chatear numa noite de insónia.
Nunca se consegue acumular roupa suficiente para encher a máquina.
Não temos ninguém para passar creme nas costas.
Os mosquitos escolhem-nos sempre a nós para picar.

Aceitam-se sugestões.

quarta-feira, abril 05, 2006

O sonho acabou...

Só perde quem joga e hoje perdemos. Sofrer à distância é complicado...
Com esta diferença horaria de 4h, e ainda no escritório, não sabia muito bem como ver o jogo. Mas à bom Português a coisa resolveu-se, um amigo de Portugal (do Sporting) pôs a webcam dele frente ao televisor e escutei o relato on-line. Obrigada Ricardo!

Com a neura que estava resolvi ir ao cabeleireiro. É a segunda vez que o faço na Argentina. Das duas vezes com cabeleiros homens. O primeiro tinha as mãos tão grandes que secou o cabelo com dois, sim dois, secadores numa unica mão. Este até não cortou mal mas fez-me um penteado que ganhou um banho no primeiro minuto que cheguei a casa. Agora já estou normal.

Agora, à linguagem futebolística, há que levantar a cabeça e seguir em frente.

Sociedade Argentina

Bem sei que o Pinto dos Santos disse que era impossível perceber o que é ser estrangeiro e que, quando muito, conseguimos perceber o que é ser portugues. Talvez seja verdade, mas nada me impede de dissertar sobre o que é ser argentino.

Em 1º lugar há 2 tipos de pessoas na Argentina. O porteño (nome dado a quem vive a BsAs) e o resto. Por resto entende-se qu são as pessoas que vivem nas provincias (nome dado aos estados, há uns 24). E é assim que o porteño se sente: especial. O sotaque é diferente e há um certo esforço em demonstra-lo.

O Argentino é machista, tal como outros povos da América Latina. A mulher para ser levada a sério no mundo dos negócios (e é aquele mundo que conheço melhor) tem que ter um certo tacto para não ser considerada como um adereço. Não é difícil, apenas é necessário mostrar que se é mais do que um par de pernas em saltos altos.

Por outro lado, esta histório do machismo tem uma contrapartida algo interessante. O Argentino é o mais cavalheiro que já vi. Não há homem que não espere que a mulher entre no elevador, abra a porta do carro, carregue os sacos, sempre com um sorriso nos lábios. Comparado com o norte da europa parece anedótico.

Há 2 características no Argentino que são muito portuguesas. Tratam muitissimo bem os estrangeiros e queixam-se de tudo. Aliás o fado e o tango têm tudo a ver... O slogan "menos ais, menos ais, menos ais" faz todo o sentido cá.

É uma sociedade conservadora à primeira vista. Digo à primeira vista porque cá é normal que a quinta-feira seja o dia da amante, a sexta dos amigos, o sábado da mulher e o domingo da família. Não sei se por esta ordem exactamente. Ao Domingo come-se sempre assado (onde é que eu já vi isto?). Adultério é aceite com naturalidade, mas de ressalvar que continuo a falar do porteño...

Janta-se tarde, o normal é a partir das 10 da noite e por isso as saídas também se fazem tarde. Foi a unica cidade em que vi engraxadores às 2 da manhã a trabalhar (mas quem é que engraxa os sapatos de madrugada?!) e que numa unica rua hajam mais de 15 lojas abertas 24 horas (sim, estou a falar da minha rua). Se alguém não tem dinheiro, basta começar cantar no meio da rua com um copo vazio do McDonalds à frente para começar a fazer uns trocos e é sempre possível medir a tensão (sim, a tensão) ao ar livre. Há sempre uma ou duas enfermeiras aposentadas, com uma mesa de armar na rua a medir a tensão a quem passa. Há ainda os tipicos homens estátua e um pseudo-jogador de futebol a dar uns toques numa bola. Fantástico mesmo é ver exibiçoes de tango, imediatamente foma-se uma plateia de americanos de dólares em punho.

Diferentes ou iguais?

Besitos!

domingo, abril 02, 2006

Recoleta

Aproveitei o fim-de-semana em Buenos Aires (que já não o passava cá há uns tempos) e fui dar umas voltas pela Recoleta, um bairro típico da cidade.

É muito boa onda mas, como seria de esperar, só dava turistas. Tem uma feira óptima para compras onde há dois preços: um para os que falam espanhol e outro para quem fala Inglês. Boa!

Ficam aqui agumas imagens com o aspecto curioso que uma das coisas mais visitadas é o cemitério...

À noite fui dançar tango pela primeira vez, mas isso fica para outro post.

Besitos!