terça-feira, março 14, 2006

Glaciar

Bem, tenho que vos contar o que ontem esteve a dar na TV.
Andava eu a fazer zapping, qunado num canal aparecia sempre uma imagem de uma paisagem de gelo. E nao saía daquilo. Resolvi averiguar o que seria.

A imagem era do Glaciar Perito Moreno na Pantagónia que estava prestes a partir-se. De vez em quando lá se desprendia um bocado de gelo maior e as pessoas que assitiam exalavam gritos de admiraçao: Oh! Ah! Quando começou a ficar de noite, a imagem passou a ser transmitida por uma câmara de visao nocturna. Estavam lá turistas de todo o mundo a dizer que era o mais fantás tico espetáculo que já tinham visto. Mostravam imagens de alguns meses atrás a mostrar como se tinha alterado a configuraçao do glaciar.





Agora imaginem a conversa de "encher couriços" que é preciso ter para ficar mais de 6 horas a transmitior imagens de um pedaço de gelo. Obviamente que para o entendidos nao se trata de um pedaço de gelo... O facto de haver estes desprendimentos mais frequentes é indicador de das alteraçoes climáticas que o mundo está a sofrer e aquele gelo foi criado milhoes de anos antes de existir o homem.

Mas continua a ser gelo, nao?

Besitos

6 Comments:

At 9:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para tua tristeza era só água congelada e não um gelado de chocolate gigante!

 
At 9:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, é apenas gelo.

Pensei a mesma coisa quando estive por lá em outubro do ano passado.

Fiquei realmente surpresa em como aquele gigantesco monte de água congelada é capaz de nos hipnotizar, eu não conseguia parar de olhar, e poderia passar horas a fio admirando tudo aquilo.

Os desprendimentos estão mesmo mais frequentes. E os Homens são tão burros que ainda acham que ecologia têm a ver com preservar a natureza, quando na verdade o grande fim é preservar nossa própria vida.

 
At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parece-me uma oportunidade perdida para aprender alguma coisa...
Imagina o efeito que tem "um pedaço de gelo" nos ecosistemas... imagina o efeito da subida das águas, que farão desaparecer as ilhas Maldivas dentro de alguns anos... sem falar no pedacinho de história do planeta que desaparece... imagina...

 
At 6:03 da tarde, Blogger Nelson said...

ERA só gelo... agora é apenas água no seu estado liquido..que se vai juntar à muita já existente e que fará subir os mares, que por sua vez engolirão grandes áreas costeiras, ilhas, etc...
um pedaço de gelo que derrete aqui...outro ali... e nenhum cubo para por no meu copito de Whisky!

 
At 10:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
At 10:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Incorporate vermont Mobility wheelchairs jump training shoes Perfumes for cheap Death topamax Pregnancy tamiflu incorporate on line business hosting web

 

Enviar um comentário

<< Home