domingo, junho 25, 2006

Futebol

Penso que não vale a pena contar como foi festejada a passagem da Argenina aos 4ºs de final do campeonato do mundo. Não vale a pena dizer que a praça junto ao Obelisco encheu-se de gente a festejar e que a febre do futebol chega a temperaturas escaldantes.

E como nem toda a gente gosta de futebol (como é que é possível?!) acho que tem mais interesse contar-vos a história do Lionel.

Lionel é um rapaz nascido na cidade de Rosário, na província argentina de Santa Fé. Desde muito jovem vê-se que tem jeito para jogar à bola e aos 11 anos é convidado para entrar nas camadas jovens do River Plate, um dos maiores clubes argentinos. O River Plate tem uma política muito interessante com os jovens que querem jogar futebol. Claro que só os melhores é que conseguem entrar, mas o aproveitamento escolar tem que ser positivo. Não é a primeira vez que um jogador considerado chave na equipa não pode jogar porque chumbou a uma qualquer disciplina na escola.

Mas voltando ao Lionel... Aos 11 anos faz os testes médicos para jogar do River Plate e descobrem uma deficiencia hormonal que lhe iria provocar um atraso no crescimento. Lionel não ia crescer o que era suposto. O tratamento para estimular o desenvolvimento da estrutura óssea era demasiado custoso para que a sua família (do interior da Argentina) pudesse soportar, já que ascendia a cerca de mil dólares mês. O River Plate também não se dispos a pagar o tratamento e Lionel estava numa situação complicada.

Mas Lionel tinha um ponto a seu favor. Sabia jogar futebol e, apesar da sua juventude, era visivel que iria ser um grande jogador, desses que há um em um milhão. O pai recorre então a uns familiares em Lérida, perto de Barcelona, que o ajudem a arranjar emprego para se mudar para Espanha, na tentativa de encontrar ajuda para o seu filho.

A família muda-se para Espanha e com apenas 13 anos e 1,40 m de altura Lionel presta uma prova no Barcelona FC. Ficam encantados com a sua técnica e contratam-no logo dispondo-se a pagar todos os tratamentos médicos necessários. Lionel cresce, joga em todas as divisões inferiores do barcelona e torna-se no jogadores mais jovem a marcar um golo na 1ª divisão espanhola quando tinha apenas 17 anos.

Despois da ultima renovação de contrato, quem quiser levar Lionel do Barcelona, terá que pagar 140 milhões de euros ou esperar por 2014. Na minha opinião não deve haver dinheiro no mundo que faça Lionel sair daquele clube que o ajudou quando ninguém o fez na sua terra natal.

Apesar de ter sido convidado para actuar na selecção espanhola (e quem é que lhe podia apontar fosse o que fosse se optasse, já que na Argentina ninguém pôs um dolar no tratamento que precisava) Lionel recusa e joga pela selecção do seu país, tornando-se num dos mais jovens jogadores a marcar um golo no campeonato do mundo.

O resto é história, ou será história. Impressionou-me a coragem do pai que não desitiu quando na Argentina todos lhe fecharam a porta e que se muda para Espanha, vindo de uma provincía da Argentina, porque acredita no filho.

Não admira que Lionel seja conhecido pelo nome que também é do seu pai, não admira que seja Lionel Messi.

4 Comments:

At 8:24 da tarde, Blogger João…zinho!! said...

LOL!
A ver vamos se nao nos ficamos por aqui... Forca nas canetas!

 
At 4:11 da manhã, Blogger Tiago Carneiro said...

Não sabia dessa história!

Já não escrevia nada aqui há algum tempo!!! Beijinhos pra ti Mónica

 
At 7:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

 
At 9:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! »

 

Enviar um comentário

<< Home