quinta-feira, março 16, 2006

Yierba Mate

Está na altura de vos falar de uma bebida muito popular aqui.

Nos primeiros dias em que cheguei cá, reparei que imensa gente andava de garrafa termos debaixo do braço. Achei que era café, já que aqui bebe-se muito café. Ou melhor, algo com a mesma cor do café, porque café só em Portugal. Depois reparei que imensa gente andava também com um copinho de metal com uma palhinha feita também de metal (bombilla). Até me fez lembrar um rapper qualquer americano que anda sempre com uma taça. Era parecido. Afinal o copinho e a garrafa termos serve para bebr a Hierba Mate. Basicamente é uma erva, parecida com o chá (nao tao moida), enche-se o copo com a erva e deita-se água quente (para isso é que serve a termos). Depois vai-se bebendo com a palinha de metal, que como tem uma bolsa na ponta, nao deixa que as ervas entrem na boca. Vai-se bebendo e enchendo o copo com água quente. É um ritual, já que imensa gente bebe o mate. Na minha primeira visita à embaixada vi a adida cultural (portuguesa) a beber mate. Quando viu a minha cara de espanto disse que era o seu pequeno almoço. Pelos vistos é nutritivo e há imensa gente que bebe antes do pequeno almoço ou lanche.





Deram-me a provar aqui no escritório e só posso dizer que ao meu paladar é horrivel. Amargo, embora se possa por açucar, mas tem um sabor muito forte. É como um chá que nao se gosta. Nao sei explicar. Pelos vistos no Paraguay bebe-se mate gelado. Misturam com sumos e assim, se calhar nao é tao mau.

Lembro-me quando fui ao Jardim Zoológico era uma da tarde e toda a gente se sentou a beber o seu mate. Em Mar del Plata havia cartazes nos cafés a dizer "Água para el mate" para aquelas pessoas que eram de fora e nao tinham trazido a termos. Há uma verdadeira industria à volta do mate. Há termos especiais que têm um sistema que vai deitando a água nas ervas aos poucos, há copos especias, enfim... Nao sei como nunca tinha ouvido falar disto.

Besitos

4 Comments:

At 4:58 da tarde, Blogger Anita said...

hehehe eu comprei mate em saquinhos. quando falei nisso disseram-me logo: "ISSO N É MATE, ISSO É CHÁ"

MATE é uma filosofia.
E, pelo que ouvi, aí em Buenos Aires a mania ainda é maior :)

http://en.wikipedia.org/wiki/Mate_tea

 
At 6:30 da manhã, Blogger mulato said...

pois! era uma coisa q te queria pedir para me trazeres e me esqueci...

mas ja provei em tugal e de facto o sabor n e dos mais agradaveis...

beijos!

R.

 
At 10:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

 
At 10:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

 

Enviar um comentário

<< Home