sexta-feira, junho 30, 2006

We all cryed for you Argentina...

Local: Câmara Argentina Portuguesa de Comércio
Horário: meio-dia
Motivo: apoiar a selecção Argentina no jogo dos quartos-de-final contra a Alemanha.

Já estavamos vestidos a rigor (afinal era sexta-feira; casual day)...


Já tinhamos a comida preparada (umas tábuas de queijos, presunto e afins)...


A tensão era grande...


Mas muito animado...


No final precisavamos de 20 psicólogos e lá tivemos que continuar a trabalhar...


Valha-nos mate, que nos faz felizes...


Melhor sorte para Portugal frente aos bifes!

Tão Lindo...

quinta-feira, junho 29, 2006

True Love

Por isso é que estes testes sao uma porcaria...




Your True Love Is a Scorpio
Why you'll love a Scorpio:Strong and sexy, Scorpio will overpower you into falling in love (before you even realize it!).You'll love being swept away by Scorpio - into a world of insane passion.Why a Scorpio will love you:You don't mind letting your Scorpio take the reigns, as long as you know you're truly cared for.Loyal and devoted, you would never do anything to set off insanely jealous Scorpio.

domingo, junho 25, 2006

Futebol

Penso que não vale a pena contar como foi festejada a passagem da Argenina aos 4ºs de final do campeonato do mundo. Não vale a pena dizer que a praça junto ao Obelisco encheu-se de gente a festejar e que a febre do futebol chega a temperaturas escaldantes.

E como nem toda a gente gosta de futebol (como é que é possível?!) acho que tem mais interesse contar-vos a história do Lionel.

Lionel é um rapaz nascido na cidade de Rosário, na província argentina de Santa Fé. Desde muito jovem vê-se que tem jeito para jogar à bola e aos 11 anos é convidado para entrar nas camadas jovens do River Plate, um dos maiores clubes argentinos. O River Plate tem uma política muito interessante com os jovens que querem jogar futebol. Claro que só os melhores é que conseguem entrar, mas o aproveitamento escolar tem que ser positivo. Não é a primeira vez que um jogador considerado chave na equipa não pode jogar porque chumbou a uma qualquer disciplina na escola.

Mas voltando ao Lionel... Aos 11 anos faz os testes médicos para jogar do River Plate e descobrem uma deficiencia hormonal que lhe iria provocar um atraso no crescimento. Lionel não ia crescer o que era suposto. O tratamento para estimular o desenvolvimento da estrutura óssea era demasiado custoso para que a sua família (do interior da Argentina) pudesse soportar, já que ascendia a cerca de mil dólares mês. O River Plate também não se dispos a pagar o tratamento e Lionel estava numa situação complicada.

Mas Lionel tinha um ponto a seu favor. Sabia jogar futebol e, apesar da sua juventude, era visivel que iria ser um grande jogador, desses que há um em um milhão. O pai recorre então a uns familiares em Lérida, perto de Barcelona, que o ajudem a arranjar emprego para se mudar para Espanha, na tentativa de encontrar ajuda para o seu filho.

A família muda-se para Espanha e com apenas 13 anos e 1,40 m de altura Lionel presta uma prova no Barcelona FC. Ficam encantados com a sua técnica e contratam-no logo dispondo-se a pagar todos os tratamentos médicos necessários. Lionel cresce, joga em todas as divisões inferiores do barcelona e torna-se no jogadores mais jovem a marcar um golo na 1ª divisão espanhola quando tinha apenas 17 anos.

Despois da ultima renovação de contrato, quem quiser levar Lionel do Barcelona, terá que pagar 140 milhões de euros ou esperar por 2014. Na minha opinião não deve haver dinheiro no mundo que faça Lionel sair daquele clube que o ajudou quando ninguém o fez na sua terra natal.

Apesar de ter sido convidado para actuar na selecção espanhola (e quem é que lhe podia apontar fosse o que fosse se optasse, já que na Argentina ninguém pôs um dolar no tratamento que precisava) Lionel recusa e joga pela selecção do seu país, tornando-se num dos mais jovens jogadores a marcar um golo no campeonato do mundo.

O resto é história, ou será história. Impressionou-me a coragem do pai que não desitiu quando na Argentina todos lhe fecharam a porta e que se muda para Espanha, vindo de uma provincía da Argentina, porque acredita no filho.

Não admira que Lionel seja conhecido pelo nome que também é do seu pai, não admira que seja Lionel Messi.

sexta-feira, junho 23, 2006

Trabalho

Para nao me acusarem de ser uma seca, vou-vos falar de trabalho.
Para além dos projectos que temos aqui na câmara, há um que me está a ocupar grande parte do tempo e que é o IV Congresso dos Investimentos Portugueses na Amércica do Sul a ser realizado em Novembro em Buenos Aires.

Este congresso vai já na 4ª ediçao mas é a primeira vez que vai ser feito fora do Brasil. A Moniquina está encarregue de o organizar e contamos com a presença do 1º Ministro ou Presidente da Republica e estima-se que venham uns 150 congressistas.

Definida a data, há que definir o local assim como alojamento para essas 150 pessoas, cuja maioria virá do Brasil e Portugal. Novembro é plena temporada alta em Buenos Aires e já nao há assim tantos locais disponíveis. Mas tudo se arranja.

Como contactei diversos hoteis que estao interessados em fazer o evento, esta semana e a próxima nao farei mais nada senao almoçar e jantar nesses mesmos hoteis e alguns restaurantes que querem ser o local escolhido para as actividades que vao envolver o congresso.

Vida difícil... Aconselho a quem queira comer à borla em Buenos Aires a pedir orçamentos a hoteis e promotores de eventos, pois dessa forma serao convidados para avaliar os locais, que envolve sempre um almoço, jantar ou degustaçao da gastronomia local. Hoje, umas das consultoras que está apontada para organizar o evento, convidou-me a almoçar no restaurante "top" de Buenos Aires, o mais caro. Qual nao é o meu espanto quando chego lá e apercebi-me que já lá tinha almoçado. Como nao quis dar o ar de quem foi lá só para comer à borla, acabei por mentir e dizer que nao conhecia... Depois desta já nao vou para o céu... O curioso é que nesse restaurante que supostamente é o mais caro de Buenos Aires uma refeiçao custa em média 25 euros. Para verem os preços de cá...

A sobremesa foi das melhores que já comi. Era composto por um prato gigante que tinha um pouco de todas as sobremesas do restaurante. Hoje à noite vou reforçar a aula de ginástica a ver se nao engordo uns 10 quilos.

E assim é a vida de contacteante por terras argentinas. Trabalho arduo com com muitas compensaçoes.

Besitos!

quarta-feira, junho 21, 2006

CON EL TIEMPO (Jorge Luis Borges)

"Después de un tiempo, uno aprende la sutil diferencia entre sostener una mano y encadenar un alma, que el amor no significa acostarse y una relación no significa seguridad; y uno empieza a aprender que los besos no son contratos y los regalos no son promesas; y uno empieza a aceptar sus derrotas con la cabeza alta y los ojos abiertos.

Y uno aprende a construir todos sus caminos en el hoy, porque el terreno de mañana es demasiado inseguro para planes... y los futuros tienen una forma de caerse en la mitad.

Y después de un tiempo uno aprende que si es demasiado, hasta el calorcito del sol quema. Que hay que plantar su propio jardín y decorar su propia alma, en lugar de esperar a que alguien le traiga flores. Y uno aprende que realmente puede aguantar, que uno realmente es fuerte, que uno vale, y con cada día... uno aprende.

Con el tiempo aprendes que estar con alguien porque te ofrece un buen futuro, significa que tarde o temprano querrás volver a tu pasado.

Con el tiempo comprendes que sólo quien es capaz de amarte con tus defectos, sin pretender cambiarte, puede brindarte toda la felicidad que deseas.

Con el tiempo te das cuenta de que si estás al lado de esa persona sólo por compañía a tu soledad, irremediablemente acabarás no deseando volver a verla.

Con el tiempo te das cuenta de que los amigos verdaderos valen mucho más que cualquier cantidad de dinero.

Con el tiempo entiendes que los verdaderos amigos son contados, y que el que no lucha por ellos tarde o temprano se verá rodeado sólo de amistades falsas.

Con el tiempo aprendes que las palabras dichas en un momento de ira pueden seguir lastimando a quien heriste, durante toda la vida.

Con el tiempo aprendes que disculpar cualquiera lo hace, pero perdonar es sólo de almas grandes.

Con el tiempo comprendes que si has herido a un amigo duramente, muy probablemente la amistad jamás volverá a ser igual.

Con el tiempo te das cuenta de que cada experiencia vivida con cada persona es irrepetible.

Con el tiempo te das cuenta de que el que humilla o desprecia a un ser humano tarde o temprano sufrirá las mismas humillaciones o desprecios multiplicados al cuadrado.

Con el tiempo comprendes que apresurar las cosas o forzarlas a que pasen ocasionará que al final no sean como esperabas.

Con el tiempo te das cuenta de que en realidad lo mejor no era el futuro, sino el momento que estabas viviendo justo en ese instante.

Con el tiempo verás que aunque seas feliz con los que están a tu lado, añorarás terriblemente a los que ayer estaban contigo y ahora se han marchado.

Con el tiempo aprenderás que intentar perdonar o pedir perdón, decir que amas, decir que extrañas, decir que necesitas, decir que quieres ser amigo, ante una tumba ya no tiene ningún sentido. "

Para que nao fiquem dúvidas...

... a Moniquinha está bem, nao anda nada down, continua cheia de trabalho e feliz por estar em Buenos Aires.

Ainda nao sei dançar tango porque desisti à primeira vez. Há coisas mais interessantes para se fazer cá.

Só gostava de receber uma visitinha...

Besito

domingo, junho 18, 2006

O meu pior defeito...

Ninguém é perfeito, muito menos eu. Posso dizer que o meu pior defeito é a inveja.
Invejo não ter escrito aquele livro fantástico que acabei de ler, invejo não ter escrito os episódios da minha série de televisão favorita e invejo não escrito as músicas que dizem exactamente o que sinto...

Whenever I'm down
I call on you my friend
A helping hand you lend
In my time of need
Whenever I'm down
I call on you my friend

Listen..
Whenever I'm down
I call on you my friend
A helping hand you lend
In my time of need
Whenever I'm down
I call on you my friend

Whenever I'm down
And all that's going on
Is really going on
Just one of those days
You say the right things
To keep me moving on
To keep me going strong

Whenever I'm down
Ain't nobody

Whenever I'm down
I call on you my friend
A helping hand you lend
In my time of need

Whenever I'm down
I call on you my friend
(I call on you my friend)
(I call on you my friend)
Whenever I'm down
And all that's going on
Is really going on
Just one of those days (and ju-h..)
You say the right things
To keep me moving on
To keep me going strong
(going strong)
(going strong)

Whenever I'm down
I call on you my friend
A helping hand you lend
In my time of need
Whenever I'm down
I call on you my friend

sexta-feira, junho 16, 2006

6 - 0

Argentina - Sérvia-Montenegro 6 - 0

Depois deste resultado o que dizer?
O futebol é um fenómeno aqui na Argentina, ou eles nao tivessem o Maradona que, apesar de ser polémico, continua a ser, na minha opiniao, o melhor jogador que eu vi jogar em directo (sou velha mas nao cheguei a ver o Eusébio ou o Pelé...)

As escolas foram autorizadas a ter televisores para que os alunos nao faltassem às aulas para ver os jogos. Hoje, foi um dos dias com menos faltas nas escolas, porque todos foram à escola para ver o jogo.

A emissao televisiva começou às 7 da manha a mostrar tudo que era escola, escritório, rua onde houvesse um televisor e o jogo começou às 10 da manha. Às 9:50 só havia gente a correr na rua e às 10h toda a gente desapareceu, só havia pequenos amontoados de gente frente às montras das lojas de electrodomésticos.

Aqui no escritório temos uma televisao na sala de reunioes, especialmente comprada para o mundial. Como nestes dias a sala foi ocupada por uns auditores tivemos que deslocá-la para um sítio onde todos pudessemos ver os jogos. O lugar eleito foi a minha secretária. Agora tenho o televisor ao meu lado e sou "obrigada" a ver todos os jogos para ir informando os meus colegas de trabalho que nem sempre podem assistir aos jogos.

Na minha opiniao este mundial está fraquinho e só vi uns 3 jogos dignos desse nome.

Hoje foi um deles, quanto mais nao seja pelos golos: 6-0, estes argentinos nao fazem por menos e, se a selecçao ontem nao era grande coisa, hoje sao Gardel (expressao utilizada quando se quer dizer que sao os melhores do mundo).

Esperemos que Portugal faça tao boa figura, já que aqui na Argentina todos os meus colegas também já torcem por Portugal.

Final Portugal - Argentina era lindo, nao? Com Portugal a ganhar, claro!

Beso

quinta-feira, junho 15, 2006

Notícias do Oriente


Obrigada Zé Carlos, especialmente porque deves ter demorado uma hora a escrever o remetente (ou seria a minha morada) com esses símbolos tao interessantes.

segunda-feira, junho 12, 2006

Dia de Portugal

Confesso que o dia de Portugal nunca me disse grande coisa quando estava em Portugal. Agora à distância, a coisa muda de figura.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado aqui, primeiro com o concerto da Mísia da quinta, uma recepção em casa do Embaixador no Sábado e culminou com um almoço no Centro Recreativo Lusitano de Escobar, organizado de Conselho das Comunidades Portuguesas na Argentina.

Consistiu num almoço acompanhado com folclore de Portugal. Ver mil pessoas, portugueses e descendentes, reunidas num local foi maravilhoso. As fisionomias eram familiares.
O almoço também se tornou interessante já me fiquei na mesma mesa de um antropólogo americano que vivia em Escobar e estava a estudar a comunidade boliviana. Qué raro, no?
Tivemos direito a danças do Ribatejo, Douro, Pauliteiros de Mirandela e Minho.

Nunca me soube tão bem escutar

Numa casa portuguesa fica bem
pão e vinho sobre a mesa.
Quando à porta humildemente bate alguém,
senta-se à mesa co'a gente.
Fica bem essa fraqueza, fica bem,
que o povo nunca a desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

No conforto pobrezinho do meu lar,
há fartura de carinho.
A cortina da janela e o luar,
mais o sol que gosta dela...
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existéncia singela...
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tijela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

sexta-feira, junho 09, 2006

Misia


Para apresentar o seu ultimo trabalho "Drama Box", Misia veio a Buenos Aires actuar no Teatro Coliseu. Um espetáculo patrocinado pela Embaixada de Portugal e pelas empresas Portuguesas que estao na Argentina, para comemorar o 10 de Junho. Trata-se de um espetáculo com uma primeira parte dedicada ao fado tradicional e uma segunda com um misto de teatralidade e interpretaçao.

Mísia é muito inteligente. Falou quase sempre em espanhol, cantou fado tradicional e, como nao podia deixar de ser, tango. Encantou os Argentinos e os muitos Portugueses que estavam lá. Fez-me lembrar a Amália que sempre que ia a um país estrangeiro, fazia questao de cantar alguma coisa na língua local.

Sim, soube-me bem ouvir fado, mas a vontade de me suicidar no fim era grande. Nao porque o espetáculo tenha sido mau, nao foi, mas porque se fado já é deprimente, imaginem fado e tango... Só tragédias.

terça-feira, junho 06, 2006

Cronica TV

Existe aqui na Argentina um canal de televisão que é tão mau que se torna absolutamente fantástico: Crónica TV.

A primeira vez que vi pensava que era algo do género RTP Memória e que seriam imagens passadas há uns 30 anos. Estava enganada, eram de agora.

Este canal começou por ser um programa de rádio que no tempo da ditadura, para fugir ao controlo da censura, começou a emitir desde Colónia de Sacramento (Uruguai) do outro lado do rio. O grafismo mantem-se o mesmo de há 40 anos, a música que acompanha as notícias também. Auto-intitulam-se o canal das notícias mas basicamente é um canal de tragédias. Se há um morto em Buenos Aires eles chegam lá antes da polícia ou da ambulância.

Têm sempre letras garrafais no ecran com comentários do género:

Já vi gente a atirar-se em directo do telhado de um prédio mas a maior parte das cenas são simplesmente hilariantes.


A história de um delinquente que trepa a uma árvore para fugir à polícia (?!) é surreal. Tiveram que serrar um troco para ele sair de lá. Há ainda um motociclista que tem um acidente, está todo rebentado no chão, mas conversa com a jornalista, diz que se se sente um Schumacher e até cruza a perna como se estivesse à mesa de um café a conversar.

Do outro mundo...

sexta-feira, junho 02, 2006

Fernando Pessoa

"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses... anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos... que eram nossos amigos e... Isso vai doer tanto!- "Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... Reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrima abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"